21 de dez. de 2007

VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO


por Luiz Rogério de Carvalho

É realmente assustador, quando vemos as estatísticas de mortes ocorridas no trânsito, nas estradas e cidades brasileiras, onde milhares de vidas todos os anos são ceifadas, levando a dor e a tristeza a muitas famílias.

Em nosso país, campeão de mortes no trânsito, morre por ano, mais gente do que morreu em toda a guerra do Vietnã. Isso tem que ter um fim, pois, além da perda e da dor que a morte causa, o número de vítimas por morte de trânsito está levando a saúde, no Brasil, a uma situação insustentável, fazendo com que os serviços públicos de atendimento à saúde da população logo entrem em colapso, pois os hospitais e serviços de pronto-socorro, em quase todo o país já atendem número exagerado de acidentados no trânsito.

Numa tentativa de também reduzir o número de acidentes de trânsito, o Ministro da Saúde, em boa hora, está iniciando uma campanha para mudar as normas de publicidade de bebidas alcoólicas, responsáveis pela maioria dos acidentes, embora sabendo que vai encontrar enorme resistência por parte do lobby dos fabricantes, e também por parte da mídia, que tem nesse segmento importante faturamento.

Preocupado com esta triste realidade, o Grupo RBS, numa elogiável iniciativa, lançou a campanha “VIOLÊNCIA NO TRÃNSITO. ISSO TEM QUE TER FIM”, visando uma conscientização de todos os motoristas, para a gravidade do problema, e também estimulando a educação de trânsito, que deve começar já na família e na escola.

Entendemos, ser a educação e a conscientização o melhor caminho para se chegar a um trânsito ideal, humanizado. Entretanto, diante da realidade que temos, com motoristas que não respondem positivamente a uma proposta civilizada, a pesada punição, com multas e penas severas, que sejam aplicadas independente da condição social do infrator, é o mais forte argumento para inibir, ou reduzir, essa carnificina em que se transformou o trânsito no Brasil.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passada lá no meu site, que é sobre o CresceNet, espero que goste. O endereço dele é http://www.provedorcrescenet.com . Um abraço.

Anônimo disse...

OI SEU TEXTO CONTRIBUIU MUITO PARA A MINHA PESQUISA.
ENCONTREI MUITAS INFORMAÇOES IMPORTANTES...OK OBRIGADA...

Anônimo disse...

olá...gostei muito da sua postagem..pois assim eu que sou de Rio Grande,estou pesquisando sobre este tema e encontrei algo para meu projeto de aprendizagem!!
é,ha um projeto aqui que se chama ESCUNA,que varias escolas municipais ganham salas de computação!!
assim ajudarei meus colegas aprenderem um pouco mais sobre este tema!!
obrigado