13 de jan. de 2009

OLIGOPÓLIO NA COMUNICAÇÃO


.
por Luiz Rogério de Carvalho

.
Em outubro de 2007, neste Blog, depois de tomar conhecimento de que o Grupo RBS acabara de comprar o jornal A Notícia, de Joinville, manifestei minha tristeza e preocupação, pelo fato de que aquele jornal que, por mais de 80 anos serviu aos interesses do Estado de Santa Catarina, especialmente à região norte do Estado, passava a pertencer ao oligopólio RBS que, no Estado, com esta aquisição, veio a deter o quase monopólio da informação.

Hoje, lendo o Jornal on line da OAB/SC, com satisfação tomei conhecimento de que o Ministério Público Federal em Santa Catarina propôs ação civil pública contra a aquisição do jornal A Notícia pelo Grupo RBS, ou Rede Brasil Sul, que atualmente detém no Estado o controle de seis emissoras de televisão, os jornais Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina e Jornal de Santa Catarina, além de três emissoras de rádio.

A petição é assinada pelos ilustres e laboriosos procuradores da República Analúcia Hartmann, Celso Antônio Três, Marcelo da Mota e Mário Sérgio Ghannagé Barbosa, e aguarda recebimento pela Justiça Federal.

Espero que o pedido seja recebido e, que a Justiça Federal, que em suas decisões tem-se mostrado sensível aos verdadeiros e justos anseios da sociedade, mais uma vez venha restabelecer o equilíbrio, fazendo com que a informação, bem como a formação de opinião, que exerce a imprensa em suas várias modalidades, não seja privilégio de oligopólios.
.

Um comentário:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Luiz Rogério de Carvalho , boa tarde, duma tarde pardacenta aqui nestas paragens de Balneário Camboriú. Mas, fiquei alegre por ter sua pessoa acompanhando meu espaço ao Blog, estou ainda ao inicio dele. Apreciei muito seu Blog, onde poderei me atualizar diante de muitas matérias que o senhor coloca a nossa apreciação.
Sucesso, e agradecida é o que lhe mais desejo, com admiração,
Efigênia Coutinho
Presidente Fundadora
Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores
www.avspe.eti.br/