22 de nov. de 2007

TRANSFERÊNCIA DE ÍNDICE DE CONSTRUÇÃO



por Luiz Rogério de Carvalho

floripamanha.org / A cidade que queremos. » Blog Archive » CPE sugere alterar índice de construção

Um comentário para 'CPE sugere alterar índice de construção'
Luiz Rogério de Carvalho Diz: 22/11/07 às 15:10

Vejo a "transferência de índice de construção" como uma excrescência jurídica, idéia que mais parece ter saído da cabeça de mafiosos que de legisladores; um artifício que só beneficia o setor imobiliário, pois, por seu intermédio, o ramo imobiliário amparado por lei, na ganância do lucro, vem construindo gigantescos espigões, em bairros que tinham gabaritos já regulamentados, e compatíveis com suas infra-estruturas: de esgoto, água e trânsito, entre outras.

Sou proprietário e morador do bairro de Coqueiros e, ontem, dia 21/11/2007, participei de uma reunião promovida pelo núcleo distrital Abraão, Bom Abrigo, Coqueiros e Itaguaçú, com o objetivo de discutir o Plano Diretor Participativo, que contou com a presença de técnicos do IPUF e da SUSP.

Foi uma apresentação da legislação existente, com os técnicos do IPUF mostrando também a necessidade de algumas modificações no Plano Diretor. Já o técnico representante da SUSP, limitou-se a uma apresentação da legislação existente, como funciona o Órgão e, subliminarmente, fez a defesa da "transferência de índice de construção".

Os bairros de Coqueiros, Itaguaçú, Bom Abrigo e Abraão, por suas belezas naturais, aliadas à proximidade do centro da capital, têm sido o foco dessa famigerada lei, apresentando, como resultado, uma verdadeira esplosão de construções que, hoje, já é responsável pelo caos no trânsito que, sem alternativa de novas vias de escoamento, está infernizando a vida dos moradores desses bairros.

Nenhum comentário: