20 de fev. de 2009

VISUAL VALE MAIS QUE VIDA?


.
por Luiz Rogério de Carvalho

.
Desde a construção, as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, que ligam o Continente à Ilha de Santa Catarina, tinham em suas laterais proteções tão baixas, que de nada serviam para amparar um veículo desgovernado que viesse a colidir com a mureta.
Como consequência, muitas pessoas morreram quando seus veículos despencaram das pontes, que não contavam com proteção adequada.

Em 2007, depois que um caminhão caiu da ponte Colombo Salles, matando seu motorista, embora tardiamente, por um acordo judicial entre o Tribunal de Contas (TCE), o Ministério Público e o Deinfra foi decidida a modernização da proteção das pontes, para evitar novos acidentes com mortes.

Depois de todos os demorados trâmites burocráticos, finalmente a obra foi iniciada e, um lado de uma das pontes já estava quase concluído, aparentando boa perspectiva de segurança, quando, alegando que o muro de proteção prejudicaria o visual que os motoristas teriam da Ponte Hercílio Luz, a Prefeitura de Florianópolis embargou a obra.

É inaceitável o argumento de que o visual da ponte Hercílio Luz ficaria prejudicado, pois, sabe-se que o motorista, dirigindo, tem de estar atento é ao movimento do trânsito, preocupado unicamente com sua segurança e dos demais, jamais desviando sua atenção para atrativos visuais laterais. Sabe-se também, que a maioria dos veículos que transitam sobre as pontes, leva unicamente o motorista.

Portanto, a interrupção, pelo embargo, de uma obra que só viria trazer benefícios aos usuários, que não está sendo construída com recursos da Prefeitura de Florianópolis, só pode ser fruto da arrogância da administração pública municipal que, acima dos interesses públicos parece preferir uma discussão desnecessária e sem motivos justificados. É de pasmar.
.

3 comentários:

Saulo Prado disse...

Ola estou só batendo o ponto!!!
Vim conhecer o seu cantinho, e estou adorando o que vejo; serei presença constante aqui.
O meu mundo quadrado é um lugar feito por devoção ao poeta, e a poesia, pois amar o poeta é entra em seu mundo te convido a vim conhecer o meu...
Um abraço e fique com DEUS...


Sobre o artigo ai de baixo, da velha do saco, quantas velhas do saco, existem neste Brasil a fora...

antes que a natureza morra disse...

Sou gaúcho e moro em Canasvieiras desde 8 de março de 2008. Amoa ilha como 100% da população gaúcha. Gostei muito do teu blog.
E estou te convidando para visitar meu blogs :
www.professorpizarro.blogspot.com
Também tenho um blog de ecologia onde faço a defesa das coisas dessa ilha tão agredida :
www.antesqueanaturezamorra.blogspot.com
Abraço fraterno

James Pizarro

Daniel Costa disse...

Luis Rogério de Carvalho

Quanto interesses mesquinhos, existem pelo mundo da governação dos nossos paises? Aí como cá mesquinhas há, melhor dizendo: a prepotencia a reinar!
Recordo muitas vezes: "se queres ver o vilão, mete-le o chicote na mão!"
Saudações.
Daniel