4 de ago. de 2007

SAUDAÇÃO À BANDEIRA



por Luiz Rogério de Carvalho


Para saudar-te, não tenho a pretensão de fazê-lo com o colorido das frases lapidares do poeta, mas sim, com palavras singelas de um modesto obreiro, e com a sinceridade de seu discurso, que procura representar o sentimento pátrio deste grupo de homens livres, aqui reunidos.

Saúdo-te, Bandeira do Brasil, reafirmando, nesta homenagem, nossa lealdade e fidelidade, desejando que as cores que ostentas sejam o símbolo do que almejamos para o nosso país.

Que o branco, símbolo da paz, jamais seja manchado pelo sangue, na guerra fratricida, nem com a sanha expansionista e hegemônica que, a pretexto de salvaguarda internacional, quase sempre escondendo objetivos econômicos inconfessados, levam paises a guerras injustificadas, com a perda de milhares de vidas de seus filhos.

Que o amarelo, que representa o potencial econômico e a riqueza de nosso país, seja símbolo também da prosperidade nacional, com essa riqueza melhor distribuída entre os brasileiros, e não concentrada numa minoria privilegiada, como acontece atualmente, o que coloca o Brasil na condição de um dos paises que apresenta a maior distância entre a pobreza e a riqueza, na vergonhosa posição de um dos campeões do mundo na concentração de renda, e da conseqüente injustiça social.

Que o verde de nossas florestas, assim como os mananciais naturais que, diretamente, influem na qualidade de vida dos brasileiros, sejam também respeitados, para que possamos deixá-los, como legado, às gerações que nos sucederem.

Que esse verde de nossas matas, teimosamente ainda existentes, seja também o símbolo da esperança, de que os homens públicos, especialmente aqueles eleitos com propostas progressistas e honestas, sejam coerentes depois da sua chegada ao poder, e desempenhem suas atividades, voltados para os sãos interesses da pátria e da coletividade, e não façam da função pública, para a qual foram eleitos, um meio de realização de interesses, meramente pessoais.

Salve Bandeira do Brasil, símbolo augusto da paz que, reverenciada por um povo bom e generoso, representa a esperança de um futuro melhor para todos os brasileiros, no país que sonhamos para nossos filhos, onde a riqueza seja bem distribuída e a desigualdade social deixe de ser a raiz da insegurança, que atormenta toda a sociedade.

Bandeira do Brasil, que paira altaneira, e tem sido sempre estímulo e inspiração do soldado, na defesa da pátria, receba neste instante, dos obreiros da paz, aqui reunidos, a reafirmação de nosso compromisso, de que na defesa da ética, da honra, da moral e da razão, máxima do nosso ideal, jamais nos afastaremos deste caminho, para honrar-te, e defender tudo o que representas.

Finalizando, Bandeira do meu Brasil, saúdo-te, também, com o verso patriótico de Castro Alves:


“AURIVERDE PENDÃO DE MINHA TERRA
QUE A BRISA DO BRASIL BEIJA E BALANÇA,
ESTANDARTE QUE À LUZ DO SOL ENCERRA
AS PROMESSAS DIVINAS DA ESPERANÇA”

5 comentários:

Toque de Beleza disse...

Pai,
Parabéns!!! Teu blog está lindo e tuas prosas são ótimas. Sou suspeita a fazer comentários...
Beijo grande,
Jane

Anônimo disse...

Luiz,

sem dúvida a bandeira mais bonita de todas.

Parabens pelo blog, já vou adicionar no Ação Humana.

Abraços, Guilherme.

Tais Luso de Carvalho disse...

Oi, Rogério, vim trazer meu abraço pelo novo blog. Li todos os teus textos e, como sempre, sensíveis e coerentes.

Muito sucesso.
Taís

Anônimo disse...

Parabenizo-lhe por esta linda saudação a nossa querida bandeira, pq aqui vc não está so falando somente dela, mas tb dos nossos representantes legitimos q colocamos pra defender os interesses do povo brasileiro. Uma bandeira tão linda com suas cores q realmente representa o nosso país, mas o q vemos atualmente, vemos o salve-se quem puder.
Um abraço fraterno
Jose Fernando Gois Gomes (Fort-Ce.)

Anônimo disse...

Boa noite
No dia 10 de julho iremos realizar uma cerimônia a Bandeira, e entre pesquisas li a sua.
Gostaria de solicitar permissão para utiliza-la com pequenas modificações devido ao tempo.
Atenciosamente, gostaria se possivel, uma resposta para o e-mail: daruz.personal@gmail.com

Daruz .'.